Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado

Variáveis do Blogger em URL, Iframe e Script - Parte I

4 Comentários Autor : Notícia e blog 08 março 2011

images

As variáveis do Blogger são uma forma que temos de fazer com que nosso blog integre vários serviços sem que tenhamos que modifica-lós para cada postagem, isto faz com que tenhamos uma plataforma automatizada e dinâmica, contudo temos que conhece-las para para criarmos funções baseadas em URL,scripts e iframes. Hoje veremos como integrar essas funções ao nosso blog. Em uma postagem anterior expliquei como integrar de forma fácil variáveis a um tipo de Script(sem URL), ou seja a scripts completos postados direto no HTML:

Variáveis HTML do Blogger

Identificando Variáveis

O Primeiro passo para unir variáveis a uma URL de iframe, script ou links, é identificar o que necessita ser substituído, como exemplo pegaremos um código simples do twitter usado para enviar links das postagens para o microblog, veja:

<a href=http://twitter.com/share class="twitter-share-button" data-url="http://www.google.com" data-text="Google" data-count="vertical">Tweet</a><script type="text/javascript" src="http://platform.twitter.com/widgets.js"></script>

Observe que o endereço do Google é uma variável pois queremos que ele seja substituído pelo link da postagem a ser envida para o Twitter, veja também que Google é o titulo do endereço, no lugar dele queremos o titulo da nossa postagem.

Conhecendo as variáveis

As variáveis do Blogger são muito simples veja:

Variáveis de Postagem:

data:post   -> Todas as variáveis de postagem iniciam assim, veja agora os atributos

  • data:post.title – exibe o título da postagem
  • data:post.url – exibe a URL da postagem
  • data:post.author – exibe o autor da postagem

Aplicando as variáveis

Vamos aplicar as variáveis naquele script anterior, veja como fica:

<a href=http://twitter.com/share class="twitter-share-button" expr:data-url='data:post.url' expr:data-text='data:post.title' data-count="vertical">Tweet</a><script type="text/javascript" src="http://platform.twitter.com/widgets.js"></script>

Observe que substituímos o endereço do Google pela variável correspondente a URL, veja também que o título Google foi substituído pela variável correspondente ao título. Antes do inicio de cada atributo adicionamos o termo expr: ele funciona como um ativador das variáveis, sem ele as variáveis seriam interpretadas como texto, por isso é muito importante adiciona-ló.

Na próxima postagem veremos como adicionar variáveis direto na URL…

    4 Comentários

    downfirelivre disse...
    8 de março de 2011 23:25 #

    Ótimo post!! bem informativo.

    Notícia e blog disse...
    8 de março de 2011 23:30 #

    @downfirelivre
    Muito obrigado, espero que o próximo seja muito mais!!!

    D@nil.B disse...
    12 de março de 2011 16:07 #

    Você não me respondeu quanto a nossa parceria. Se não colocar o banner do Mídia e Ecologia.com, nem responder a este comentário, logo, terei que retirar o seu banner e link de meu blog.

    Arthur GC disse...
    12 de outubro de 2011 15:54 #

    Me ajudou pra caramba!

    Vlw!

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário aqui
    Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google). Para editar seu perfil Clique aqui.